DOUTORADO (Qualificação e Defesa)

Aqui esclareceremos algumas informações necessárias para a Qualificação e Defesa, de acordo com as exigências solicitadas pelo Colegiado do Programa.

  1. A QUALIFICAÇÃO é necessária e obrigatória, devendo ser feita até o 36º mês a partir da sua entrada no Programa.
  2. A DEFESA deve ser feita no máximo até o 48º mês a partir da sua entrada no Programa. Se for necessário pedir prorrogação de permanência (casos extremos), a justificativa e o parecer do orientador deve ser enviado para aprovação do colegiado, juntamente com o material já qualificado, ficando sujeito a aprovação ou não do mesmo.

Obs.: Não existe prorrogação de prazo para QUALIFICAÇÃO. Alunos que não qualificarem até o 36º mês, ficam sujeitos a desligamento do Programa e alunos bolsistas terão suas bolsas cortadas.

 

Solicitação de QUALIFICAÇÃO:

Para aprovação do Colegiado, o Pedido de Exame de Qualificação tem que seguir os seguintes requisitos:

  1. Ter completado com aprovação os créditos mínimos exigidos (14 créditos em disciplinas obrigatórias e 11 créditos em disciplinas optativas).
  2. Formulário de Marcação de Exame de Qualificação, encontrado no endereço: http://saudecentroeste.sites.ufms.br/formularios/ devidamente preenchido no Word, impresso e assinado pelo orientador, entregue na secretaria do Programa. (Não serão aceitos formulários preenchidos a mão).
  3. Tese em PDF (Não se faz mais necessário o material impresso), enviada para o e-mail: ppgsd.famed@ufms.br, observando que a QUALIFICAÇÃO pode ser feita com resultados parciais.
  4. Artigo(s) DA TESE em PDF já submetido(s), no formato de cada revista com comprovante, enviado para o e-mail: ppgsd.famed@ufms.br

Obs.:
• Todos os 4 itens são obrigatórios.
• Os pedidos devem ser feitos no mínimo 20 dias antes da data a ser agendada.
• Composição de Banca para Qualificação: Será composta por 3 membros e 1 suplente*
   (* portadores no mínimo, de grau de doutor, sendo que pelo menos um dos membros deverá ser de fora do programa)
• A reserva do local onde será realizado o Exame de Qualificação é de responsabilidade do aluno, e não da secretaria do programa.

 

Solicitação de DEFESA:

Para aprovação do Colegiado, o Pedido de Defesa tem que seguir os seguintes requisitos:

  1. Ter completado com aprovação os créditos mínimos exigidos (14 créditos em disciplinas obrigatórias e 11 créditos em disciplinas optativas).
  2. Ser aprovado no Exame de Qualificação
  3. Formulário de Marcação de Defesa de Tese de Doutorado, encontrado no endereço: http://saudecentroeste.sites.ufms.br/formularios/ devidamente preenchido no Word, impresso e assinado pelo orientador, entregue na secretaria do Programa. (Não serão aceitos formulários preenchidos a mão).
  4. Ficha de Comparecimento em Defesa, com participação de 5 (cinco) bancas assistidas, assinada pelo presidente da banca. Encontrado no endereço: http://saudecentroeste.sites.ufms.br/formularios/
  5. Tese em PDF (Não se faz mais necessário o material impresso), enviada para o e-mail: ppgsd.famed@ufms.br.
  6. Artigo(s) DA TESE publicado(s) ou com aceite de publicação, em PDF, enviado para o e-mail: ppgsd.famed@ufms.br, lembrando que deve ser no mínimo B2, INTERDISCIPLINAR.

Obs.:
• Todos os 6 itens são obrigatórios.
• Os pedidos devem ser feitos no mínimo 20 dias antes da data a ser agendada.
• Composição de Banca para Defesa de Tese: Será composta por 5 membros e 1 suplente*
   (* portadores no mínimo, de grau de doutor, sendo que pelo menos dois membros deverão ser de fora do programa e pelo menos um de outra instituição)